Print Friendly, PDF & Email

Como enviar dinheiro ao Brasil - O guia definitivo

distribution agreement

Enviar dinheiro ao Brasil é mais complexo do que esperam os cidadãos estrangeiros.

O Brasil possui uma história de extrema regulação na entrada e saída de moedas. Os bancos no Brasil enfrentam multas de centenas de milhares de reais se transferências bancárias não forem devidamente analisadas e documentadas. Portanto, não é surpresa que, em caso de dúvida, os bancos brasileiros sejam sempre excessivamente criteriosos.

Você também pode ler essa página em inglês.

Quanto tempo leva para que uma transferência se concretize no Brasil?

Bancos brasileiros podem levar semanas para receber grandes quantias (por exemplo, valores acima de R$500.000,00) solicitando que a parte recebedora apresente diversos documentos e obtenha um registro extra feito em seu departamento de cambial.

O governo é o único culpado por essa complexidade?

Não! O processo cambial de bancos tradicionais no Brasil leva muito tempo para revisar documentos e aprovar uma transação. Há, também, uma desconexão substancial entre o banco e as partes, além do fato de que a maioria dos funcionários não são fluentes em inglês, dificultando ainda mais a situação.

Por que eu deveria me importar? Minha única obrigação como comprador não é apenas enviar o dinheiro?

Infelizmente não. Embora não demore mais do que 10 minutos para enviar uma transferência eletrônica dos EUA, nada estará resolvido até que o destinatário tenha recebido o dinheiro! Não é incomum para os bancos brasileiros estornar valores transferidos dos EUA após a parte recebedora não satisfazer os requerimentos bancários exigidos.

Então se eu resolver toda a documentação minha transferência estará garantida?

Não. Nunca é garantida. Podemos lhe dizer que para as transações mais simples e bem suportadas, o banco recebedor quase sempre liberará os fundos. O problema é que nem todas as transações são interpretadas como "simples" pelos bancos.

O banco brasileiro quer que eu envie o dinheiro diretamente para o vendedor e não para o meu procurador local. Devo me preocupar?

Sim, isso é preocupante, uma vez que não é possível saber exatamente quando os fundos serão liberados de modo a coincidir com o fechamento. Este é o dilema: os bancos comerciais brasileiros sempre irão te pressionar para que grandes quantias sejam pagas diretamente à parte vendedora. Todavia, isso pode comprometer todo o negócio, uma vez que a parte vendedora pode não mais comparecer ao fechamento do negócio e à transferência do título.

Eu não poderia simplesmente enviar meu pagamento a um serviço de Escrow?

Não. Não existem serviços de escrow no Brasil.

Então, o que eu posso fazer para não cometer erros?

Em primeiro lugar, busque saber como as coisas funcionam no Brasil. Você não deve presumir que transações desse tipo funcionam como uma transação corriqueira no seu país de origem.

Em segundo lugar, reserve ao menos cerca de 60 a 90 dias entre a assinatura do contrato e a data de fechamento. Quanto mais tempo você tiver, maiores serão as chances de conseguir transferir o seu dinheiro de forma segura e cumprindo todos os requisitos.

*Inseridos neste contexto iremos explorar diferentes maneiras de enviar dinheiro ao Brasil, incluindo seus prós e contras. *

—--------------------------------------------------------

-Três maneiras de transferir dinheiro para o Brasil

Aprenda três formas diferentes de enviar dinheiro ao Brasil

1. Pequenas quantias - Plataformas digitais

Se você está transferindo pequenas quantias em dinheiro para familiares, amigos ou até mesmo um pagamento de uma quantia pequena para um contrato de imóvel, você deve checar ‘’como transferir quantias até USD10,000 para o Brasil usando aplicativos.

2. Quaisquer quantias - Bancos brasileiros tradicionais

Se você precisa enviar qualquer quantia em dinheiro através de um banco tradicional, tenha certeza de que você possui uma documentação sólida para comprovar seu envio, e não se incomode se o vendedor está recebendo o dinheiro antes que você finalmente seja o titular da propriedade que você está adquirindo. Veja mais em ‘’como enviar dinheiro ao Brasil através do sistema bancário tradicional.

3. Grandes quantias - Procuração em um banco de câmbio

Bancos de câmbio no Brasil (não confundir com corretores) se apresentam como uma melhor alternativa do que os bancos tradicionais, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Veja mais em ‘’como bancos de cambio são melhore preparados para suportar pagamentos cross border de partes estrangeiras'‘ -

Mais sobre transferência de dinheiro ao Brasil

  • ‘’As sete coisas que você deve saber sobre transferências ao Brasil’’
  • ‘’Enviando dinheiro ao Brasil - perguntas frequentes’’
  • ‘’Assista nosso vídeo sobre enviar dinheiro ao brasil para compra de propriedade’’

(Deseja saber mais sobre os pontos mais importantes para transferência de dinheiro para o Brasil? ‘’Veja nossa explicação em apenas 3 minutos’’

  • Leia nossos outros guias sobre propriedades no Brasil

(Deseja saber mais sobre os pontos mais importantes para transferência de dinheiro para o Brasil? ‘’Veja nossa explicação em apenas 3 minutos’’

*** Importante ***

-Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

—----------------------------------------------------

  1. Transferindo pequenas quantias ao brasil - plataformas digitais

Até não muito tempo, os assim chamados apps não eram autorizados a operar no Brasil. O governo Bolsonaro tem reduzido gradual e substancialmente as barreiras para que esses aplicativos operem no país, bem como procurado diminuir as burocracias presentes nos departamentos administrativos.

1.1) Western Union

Hoje, a Western Union já opera em grande parte das principais cidades brasileiras. Todavia, embora você possa enviar dinheiro para o Brasil depositando em uma loja da Western Union em seu país de residência para que a contraparte brasileira possa retirar os fundos no Brasil, a maioria das remessas ainda é limitada a valores realmente baixos. A maioria das lojas limita a remessa a R$10.000,00, enquanto outras possuem limites ainda menores.

1.2) Wise (antigo TransferWise)

Wise é considerado atualmente como o meio mais fácil de enviar dinheiro ao Brasil; Embora não seja claro o quanto as operações do Wise ainda sejam vetadas pelas autoridades brasileiras, ainda sim, temos conhecimento de muitos estrangeiros que enviaram dinheiro para o Brasil com sucesso através da Wise.

Assim como a Western Union, Wise também possui um limite para quantias menores de dinheiro. Entretanto, Wise aparenta permitir quantias um pouco maiores para serem enviadas ao Brasil (até USD10,000).

Aviso: o fato de você ter enviado dinheiro para o Brasil com sucesso através do Wise no passado não significa que você conseguirá novamente. Muitos de nossos clientes relataram o aumento das exigências de documentos ao longo do tempo (por exemplo, cópias de passaporte, comprovante de renda etc.) e até mesmo a simples recusa da empresa em permitir remessas adicionais.

*imagem*

Exemplo de um aviso da Wise

Estar atento aos riscos é extremamente importante, pois você pode perder um prazo importante em virtude disso.

1.3) PayPal

O Paypal possui duas formas principais de remessas de dinheiro (a) provenientes de compra e venda (b) provenientes de familiares ou amigos.

Nós *não* recomendamos o uso do Paypal para envio de dinheiro a uma parte no Brasil. Nós observamos pessoalmente casos em que o Paypal reteve fundos arbitrariamente. A última coisa que você quer que aconteça ao enviar dinheiro para honrar um contrato é o Paypal ficar com o seu dinheiro enquanto o vendedor fica bravo com você e você enfrenta o risco de severas penalidades contratuais serem acionadas.

1.4) Monito

Monito possui um interessante modelo de negócios. Ao invés de processar os envios, eles perguntam a você informações básicas sobre o seu envio e então mostram como os processadores de envio lidariam com essa transação, incluindo as taxas a serem cobradas pelo negócio. Entre os serviços parceiros do Monito estão Wise, MoneyGram e outros.

Monito tem um modelo de negócios interessante. Em vez de realmente processar as remessas, eles lhe pedem algumas informações básicas sobre suas remessas e depois mostram como os processadores reais lidariam com a transação junto com as taxas associadas. Entre os processadores parceiros do Monito estão Wise, MoneyGram e outros.

1.5) Outros processadores

Dependendo de onde você está enviando o dinheiro, você talvez precise checar outros serviços como MoneyGram, small world, WorldRemit, Skrill, Paysend e Remitly.

Importante: *nós não recomendamos nenhum serviço específico. É sua responsabilidade escolher e investigar a confiança do processador de envios de sua preferência. *

 *** Importante ***

Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

  • Back to top -
  • Transferindo qualquer quantia para o Brasil através de bancos tradicionais

Neste tópico, discutiremos transferências eletrônicas tradicionais iniciadas no país de origem do remetente, sendo recebida no Brasil.

Como escolher bancos no Brasil

Bancos tradicionais no Brasil, como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil geralmente levam diversos dias para processar uma transferência de outro país. É comum demorar até semanas até os valores serem recebidos e liberados.

Bancos especializados em transações cambiais são geralmente muito mais rápidos. Eles podem revisar documentos com muito mais agilidade e completar uma transação em poucos dias.

*A situação pode ser ainda mais difícil em cidades menores*

Quando uma parte tenta receber uma transferência em uma cidade menor ou em agências mais afastadas de grandes centros, as chances de haver algum problema aumentam consideravelmente, uma vez que nestes lugares a experiência com transferências internacionais é de quase zero.

Nós geralmente auxiliamos nossos clientes utilizando bancos parceiros, especialistas nos processos de transação cambial. Profissionais que tenham lidado com isso diversas vezes e por muitos anos são melhor preparados para trabalhar transferências do tipo e somas maiores de dinheiro.

#

Exemplos de transações propensas a serem recusadas pelos bancos tradicionais no Brasil”:

  • Você deseja que seu procurador receba o dinheiro em seu nome para dar quitação; (2) sua fonte de renda provém de uma empresa e não de um emprego; (3) um parente ou familiar arcará com parte ou todos os custos.

#

Em termos de como enviar dinheiro para adquirir uma propriedade no Brasil, existe, dois principais meios;

  1. Envie o dinheiro diretamente ao vendedor

Enviar o pagamento diretamente por transferência bancária (da sua cona particular) para o próprio vendedor pode ser o meio preferido de enviar uma quantia menor de pagamento (não mais do que 10% do preço total).

* Risco de pagar o vendedor antes do fechamento *

Nós não gostamos de ver nossos clientes pagando grandes quantias em dinheiro aos vendedores através de uma transferência bancária antes do fechamento. Enviar um pagamento total aos vendedores antes de fechar o negócio colocará você em uma posição extremamente frágil, pois o vendedor pode não mais comparecer para o cumprimento das obrigações necessárias.

O vendedor faz o trabalho difícil

O grande lado positivo de enviar dinheiro diretamente a um vendedor de uma propriedade é que essa pessoa estará extremamente motivada a ser paga. Quanto mais você der ao vendedor uma clara e segura informação de que o banco dele pedirá por diversos documentos e burocracias, ele é que irá cumprir essas tarefas.

  1. Use sua procuração para ter um advogado ou uma parte de confiança supervisionando o pagamento

Através de uma procuração, você pode ter um advogado ou um familiar te representando no fechamento do negócio. Uma procuração válida permite que você transfira os valores a serem pagos para o seu procurador, no lugar de transferir diretamente ao vendedor.

Seu procurador pode então usar o dinheiro para obter um cheque certificado no banco para efetuar o pagamento ao vendedor durante o fechamento. A vantagem dessa opção é que o vendedor não receberá o seu dinheiro até o momento em que ele assine a transferência do título.

*Sua procuração é confiável? *

Enviar seu dinheiro a alguém no Brasil envolve um risco substancial. Essa pessoa é realmente confiável? E se essa pessoa for sequestrada por conta do dinheiro?

Se deseja comprar uma propriedade no Brasil

Você então emitiria um cheque certificado com os fundos de seu banco brasileiro para comparecer ao fechamento. Seu cheque deverá ser entregue ao vendedor somente após este assinar a transferência de título no fechamento. As desvantagens desta abordagem para as partes que vivem fora do Brasil seriam as múltiplas viagens necessárias para o Brasil (abrir a conta bancária, assistir ao fechamento etc.)

 *** Importante ***

-Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

-back to top-

3) Transferindo grandes quantias de dinheiro ao Brasil - Procuração/Bancos de câmbio

Você precisa de um motivo legítimo para enviar grandes quantias de dinheiro para alguém no Brasil.

A legitimidade dessas transações muitas vezes não é compreendida pelos bancos tradicionais. Os dois principais fatores que envolvem essas análises são: (a) declaração de entrada e (b) propósito da transferência.

Muitos de nossos clientes precisam enviar uma grande quantia de dinheiro quando decidem adquirir uma propriedade no Brasil. Para esse propósito, bancos focarão suas análises em decidir se o valor declarado é compatível com o preço da propriedade que está sendo adquirida e (b) se existe alguma garantia de que você realmente está adquirindo essa propriedade. 

É comum ouvir dos nossos clientes coisas como ‘’a burocracia envolvida no processo de transferência de dinheiro para o Brasil é insustentável’’. Muitos decidem nos contratar após perderem datas de fechamento, incorrendo em penas severas (como multas de 10% do valor do contrato) e sofrendo ameaças de processo ou até sendo processados pelos vendedores.

**Nós podemos te ajudar**

Se você precisa de ajuda profissional para transferências ao brasil, *entre em contato**.

Para ter suas questões específicas respondidas por nossos procuradores/advogados, por favor agende uma **consulta aqui**

Bancos de câmbio de moeda

3.1) Quais as diferenças entre os bancos de câmbio e os bancos tradicionais no Brasil?

Os bancos tradicionais no Brasil são bancos como o Bradesco, Itaú, e Banco do Brasil. A maioria deles tem agências. Bancos mais novos, como o Nubank e o Banco Inter não têm agências, mas também focam nas operações bancárias tradicionais. Esses bancos têm departamentos de câmbio de moeda nos seus back offices que não estão estreitamente integrados com as suas agências ou canais de atendimento ao cliente. Há muita desconexão quando se opta por tais bancos. Como a experiência deles com o câmbio também é limitada, optarão por trabalhar apenas com transações que se enquadrem perfeitamente naquilo que consideram ser transações simples. Qualquer variação no cenário irá provavelmente levá-los a rejeitar a sua transação.

*Bancos de cambio monetário no Brasil* geralmente se mantém à parte das operações bancárias tradicionais, focando sua atuação apenas nas operações cambiais e outras operações especializadas.

3.2) Se eu contratar os serviços de um banco de câmbio estarei livre de preocupações?

A parte complicada de utilizar bancos de câmbio é que eles geralmente não gostam de trabalhar diretamente com os clientes.

Eles preferem trabalhar de uma forma mais sofisticada, para não perderem tempo com transações que não funcionam ou que exijam muitas interações.

3.3) Em quais casos um pagador deverá optar por um banco de câmbio?

Os três principais motivos para escolher utilizar um banco de câmbio ao invés de um banco tradicional são:

  1. O vendedor é incapaz de cumprir os processos necessários para obter os valores através de seu próprio banco
  2. A sua fonte de renda não é convencional, o que não seria aceito pelos bancos tradicionais
  3. Sua declaração de imposto não suporta a quantidade de dinheiro necessário para adquirir uma propriedade segundo os critérios dos bancos tradicionais

3.4) Posso negociar diretamente com o banco de câmbio? Ou, preciso de você como meu procurador?

Escolher um banco de câmbio no lugar de um banco tradicional é apenas parte do processo. Você ainda terá de decidir trabalhar com esse banco de forma ‘’solo’’ ou contratar um procurador, como nós, para intermediar a transação.

Grandes remessas de dinheiro enviadas ao Brasil são criteriosamente analisadas e nenhum banco ou instituição financeira as prova sem uma série de documentos, papeladas e burocracias. * Não confie em indivíduos, intermediários ou pequenas agências no exterior que prometem enviar seu dinheiro ao Brasil sem dificuldade, pois provavelmente estão operando de forma irregular e o risco é enorme *.

**Recebedores sofisticados**

Vendedores profissionais de imóveis de luxo no Brasil costumam ser as partes mais bem preparadas para interagir com seus bancos e fazer com que remessas grandes de dinheiro sejam aceitas e recebidas por bancos como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Santander.

**Outros recebedores**

A maioria dos outros vendedores, cidadãos de classe média ou mesmo vendedores privados de propriedades não costumam entender a burocracia e os trâmites necessários para o envio de grandes somas em dinheiro enviadas ao Brasil.

Por conta da falta de experiência e do otimismo natural dos brasileiros, estes vendedores geralmente irão iniciar negociações com um comprador estrangeiro sem entender a complexidade dessa transação. Não é surpreendente que muitas negociações desse tipo terminam com algum problema.

Os vendedores ficarão incomodados caso não recebam o dinheiro no tempo previsto, os compradores ficarão assustados com o dinheiro preso entre o envio e o banco de recebimento, e procuradores talvez precisem intervir quando não há claridade quanto às cláusulas e penalidades de um atraso de pagamento nessa negociação.

*** IMPORTANT ***

-Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

  • Back to top -
  • As sete coisas que você deve saber sobre transferência de dinheiro ao Brasil

Agora que você sabe que enviar grandes quantias de dinheiro ao Brasil resultará quase inevitavelmente em alguma dor de cabeça, o que você pode fazer para diminuir essas dificuldades? Veja algumas dicas:

  1. Promover em contrato um longo prazo para baixas e pagamentos finais. Nós recomendamos *ao menos de 60 a 90 dias para fechamento após assinatura do contrato. *
  1. *Questione os vendedores para discutir com os seus gerentes bancários quais todos os documentos e passos necessários para receber quantias enviadas do exterior. * Isso irá assegurar que o vendedor cumpra prazos importantes e obtenha toda a documentação sem atrasos.
  1. *Escreva um acordo de compra e venda que estabeleça a forma de penalidade em caso de atraso de pagamentos*. O ideal seria que o comprador tenha algum tempo hábil para solucionar casos provocados por todas as complexidades envolvidas nesse tipo de negociação.
  1. *Considere optar por um banco especializado em câmbio monetário*, geralmente mais rápidos e precisos ao lidar com grandes remessas de dinheiro enviados ao Brasil.
  1. *Considere o quão amigável e disposto a ajudar é o vendedor*. Um vendedor fácil de lidar pode diminuir o peso das burocracias no processo de compra de um imóvel.
  1. *Evite esquemas desenvolvidos para burlar as regulações brasileiras*. Confiar em provedores fiscais não registrados e indivíduos envolvidos em ‘’dólar cabo’’ provavelmente resultará na perda total do seu dinheiro, penalização civil e processos criminais.
  1. Contrate um advogado especialista em procurações e transações internacionais para te auxiliar em sua compra.

*** IMPORTANT ***

-Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

  • Back to top -

5) Perguntas frequentes sobre o envio de dinheiro ao Brasil

  1. Qual a melhor forma de enviar dinheiro ao Brasil?

Para quantias pequenas, o envio através de aplicativos ou plataformas digitais faz mais sentido.

Para quantias maiores (por exemplo, um total necessário para a compra de um imóvel), uma transferência eletrônica seria a forma correta.

Pela perspectiva de um contador ou autoridade fiscal, qualquer valor que entre no país deverá ser declarado pela parte recebedora. Por conta desses requerimentos, realizar essas transferências com o auxílio de um contador que garanta a declaração correta destes valores deverá garantir a máxima segurança.

  1. Não posso simplesmente colocar USD100,000 na minha mala e viajar ao Brasil com meu dinheiro?

NÃO, ISSO NÃO É PERMITIDO. Em primeiro lugar, você precisa declarar à polícia federal brasileira qualquer quantia acima de R$10,000 (aproximadamente USD2,000). Caso você não declare estes valores e seja fiscalizado, este dinheiro será retido e você terá de esperar meses até recebê-lo de volta (considerando que você consiga comprovar uma origem legítima) e terá gastado um valor enorme com advogados.

E se eu declarar o dinheiro antes de embarcar para o Brasil? Veja a próxima questão.

  1. Posso levar USD100,000 em dinheiro para o Brasil desde que eu siga os requerimentos necessários de declaração?

NÃO É UMA BOA IDEIA. Há um consenso de que pessoas bem-intencionadas não saem carregando centenas de dólares em dinheiro vivo. Pedimos perdão pelo desapontamento, mas carregar malas cheias de dinheiro é uma prática típica de golpistas, traficantes, assaltantes e outros tipos incapazes de transferir dinheiro por canais legítimos.

Portanto, ainda que você declare devidamente à receita federal que você levará essa quantia de dinheiro, há uma chance considerável de que o seu dinheiro seja retido da mesma maneira até que você convença as autoridades de que o seu dinheiro provém de uma origem legítima e limpa.

  1. Como enviar dinheiro a alguém no Brasil?

Para enviar pouco dinheiro, considere apps como Western Union e Wise. Para enviar uma quantia maior, você precisará enviar através de uma transferência eletrônica, não esquecendo que a parte recebedora deverá apresentar documentos, contratos, e comprovante de destinação para as quantias recebidas.

  1. Como enviar pouco dinheiro dos EUA para o Brasil

Western Union e Wise são dois dos serviços de transferência disponíveis no Brasil. Alguns serviços funcionam bem para que as partes residentes nos EUA enviem quantias pequenas. Através desses serviços, você pode enviar uma transferência diretamente para a conta do receptor ou para que seja sacado no Brasil.

Para enviar mais dinheiro, (acima de USD10,000) já não é possível enviar online.

Você precisará realizar o envio através de uma transferência eletrônica, não esquecendo que a parte recebedora deverá apresentar documentos, contratos, e comprovante de destinação para as quantias recebidas.

  1. Não posso simplesmente abrir uma conta bancária no Brasil em meu nome e então transferir os fundos da minha conta nos EUA para a minha conta no Brasil?

Ao abrir uma conta bancária no Brasil você talvez esteja apto a transferir seus fundos dos EUA para sua conta brasileira. A maioria dos bancos continuarão solicitando que o envio seja feito através de transferência eletrônica, ou seja, você continuará precisando apresentar documentos específicos para que seu dinheiro seja aceito no país.

Além disso, enquanto alguns bancos no Brasil estão começando a permitir que contas bancárias sejam abertas remotamente, isso não inclui cidadãos estrangeiros, que não tenham sequer um documento de identidade brasileiro, chamado de Carteira de Registro Nacional Migratório - emitido apenas a cidadãos com a intenção de se mudarem para o Brasil.

  1. Posso levar dinheiro comigo para o Brasil?

No Brasil, os viajantes podem trazer até R$10,000 em dinheiro sem quaisquer formalidades. Para quantias acima de R$10,000, é necessário que a pessoa complete um **formulário de declaração** antes de chegar ao país.

Embora a receita brasileira não especifique o que aconteceria caso alguém trouxesse uma grande quantia de dinheiro vivo (por exemplo, USD 100,000), nós presumimos que o portador seria temporariamente detido pela polícia para prestar esclarecimentos e explicar a origem e finalidade de uso daquele dinheiro.

Além de toda a inconveniência mencionada, ainda há o risco de ter esse dinheiro virtualmente desviado, perdido ou mesmo roubado.

Portanto, recomendamos fortemente aos visitantes ao Brasil que não tragam quantias significativas em dinheiro vivo consigo mesmos.

  1. Qual a maneira mais barata de enviar dinheiro ao Brasil?

Aconselhamos que você não considere os custos como a principal razão de escolha em sua tomada de decisão do meio para transferir seu dinheiro ao Brasil. Todos os bancos envolvidos nos processos de transferência de dinheiro para o Brasil devem seguir regras rigorosas quanto

à análise e documentação das remessas. Estes procedimentos custam dinheiro e tal custo é naturalmente levado em consideração na troca de conversão a ser aplicada à sua transação.

Infelizmente o câmbio monetário de grandes quantias é geralmente oferecido por partes ilegítimas, como intermediários sem registro, indivíduos, ou entidades pequenas interessadas na prática do ''dólar cabo’’. O ‘’dólar cabo’’ ocorre quando duas partes concordam em enviar fundos em diferentes moedas e em diferentes países sem realmente realizar qualquer transferência. Isso é considerado um crime no Brasil e em diversos países do mundo.

  1. Um indivíduo no Brasil se ofereceu para ‘’trocar moedas comigo’’. Ele já possui uma quantia em reais e quer trocá-la por uma quantia equivalente dos meus dólares. É uma boa ideia?

Não. É uma péssima ideia e também um crime. Além de estar praticando um ato criminoso, você colocará em risco todo o seu dinheiro, uma vez que esse indivíduo pode ser um golpista que não possui a menor intenção de te entregar uma quantia em reais após você entregar a ele os seus dólares.

  1. Quanto dinheiro eu posso enviar ao Brasil?

Não existe um limite pré-fixado de quanto dinheiro você pode enviar ao Brasil. Os bancos analisam estes envios caso a caso. Os principais aspectos que serão objeto de análise são a sua fonte de renda declarada em seu país de origem e quão bem você pode comprovar que fará uma operação legítima.

  1. O que é o ‘’dólar cabo?’’

Dólar cabo é a prática ilegal de trocar dólares no mercado negro atraves de deposito em uma instituiçao estrangeira. Podendo ou não, envolver transferências internacionais efetivas. A prática do dólar cabo é crime segundo o artigo 22 da Lei brasileira de crimes contra o sistema financeiro. O dólar cabo é também muito utilizado em esquemas de lavagem de dinheiro.

  1. Posso enviar meu pagamento em pequenas partes para tornar a transferência mais simples?

Não. Enviar dinheiro em partes pequenas para evitar a detecção ou fiscalização por parte das instituições financeiras do Brasil é considerado um crime no próprio Brasil e em diversos outros países. Inclusive existe um termo para essa prática: ‘’smurfing’’. ‘’Smurfing’’ consiste em um processo de lavagem de uma grande soma em dinheiro realizada através da fragmentação dessa quantia em múltiplas e pequenas transações. Para conseguir isso, os ‘’Smurfs’’ espalham essa quantia em pequenas transações entre diversas contas bancárias diferentes, visando mantê-los fora dos limites da fiscalização.

  1. É possível comprar uma propriedade no Brasil com criptomoedas incluídas no contrato?

O Brasil ainda está trabalhando na regulamentação das criptomoedas.

Embora não seja a mesma coisa, foi decidido por alguns tribunais brasileiros que os contratos de compra de propriedade podem indicar um valor em dólares americanos, desde que a transação efetiva seja liquidada em reais.

Em qualquer cenário, recomendamos fortemente que as partes evitem indicar outras moedas em contratos além do real, uma vez que a legislação brasileira no momento da redação deste documento desfavorece esses contratos e, muitas vezes, invalida os mesmos.

  1. Então com o RNM serei capaz de abrir uma conta no Brasil? E quanto ao CPF, ou isso é apenas se eu me tornar um cidadão brasileiro?

Sim, com o RNM e o CPF em mãos você poderá abrir uma conta bancária e seu nome no Brasil. Os CPF`s são emitidos para qualquer cidadão estrangeiro que queira adquirir propriedades no Brasil. Você não precisa se naturalizar para obtê-lo. Lembre-se de que os RNM (Registro Nacional Migratório) serão concedidos apenas àqueles cidadãos intencionados em migrar para o Brasil.

  1. Qual a melhor maneira de obter um empréstimo para adquirir uma propriedade no Brasil?

Os empréstimos no Brasil são muito mais difíceis de serem aprovados do que são nos EUA.

Embora não seja impossível conseguir, as entidades financeiras brasileiras quase nunca irão conceder crédito a um comprador estrangeiro.

Uma corretora de empréstimo dos EUA raramente aceitaria uma garantia estipulada no Brasil. Entretanto, se você está apto a conseguir um empréstimo nos EUA baseado em outra garantia, (por exemplo, um imóvel que você possua nos EUA), sim, você deverá conseguir utilizar esses fundos para operações no Brasil sem problemas.

  1. Burocracias sem fim. Como as pessoas conseguem manter o desejo de investir na compra de um imóvel no Brasil?

Muitas pessoas fazem essa pergunta. A administração atual do Brasil está trabalhando para diminuir substancialmente a burocracia envolvida, mas nós não vemos isso acontecendo em breve.

A verdade é que o Brasil é um país único. Pessoas que realmente apreciam o país e sua cultura encontrarão algum jeito de atravessar todas as dificuldades de adquirir uma propriedade no brasil.

E, não se esqueça. Nós oferecemos um serviço onde nós tomamos conta de cada um dos aspectos envolvidos no processo de compra de uma propriedade enquanto você pode se sentar e relaxar. A taxa para todo esse serviço é usualmente de 5% sobre o valor da propriedade.

*******16. Quais os documentos geralmente solicitados pelos bancos para permitir uma transferência enviada ao Brasil?

A lista de documentos é bastante simples, mas pode variar dependendo do banco escolhido.

  1. Contratos executados demonstrando o propósito de pagamento.
  2. Comprovante de pagamento inicial.
  3. Comprovantes fiscais de quem transfere (para comprovar a origem dos fundos) e de quem receberá (para comprovar que não existem pendências legais).
  4. Cópias de extratos bancários e recibos de pagamento para documentar fontes de renda
  5. Outros documentos, como cédulas de identidade, cartões fiscais, comprovante de endereço de todas as partes envolvidas.

17. Tem alguma dúvida não respondida?

Por favor, comente sua pergunta em nosso *vídeo no YouTube*. Questões postadas aqui também serão prontamente respondidas.

*** IMPORTANT ***

-Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

  • Back to top -

6) Assista nosso vídeo sobre envio de dinheiro ao brasil para adquirir uma propriedade

*imagem*

Assista nosso vídeo de apenas 3 minutos explicando os passos básicos sobre transferência de valores ao Brasil *clicando aqui*

E não esqueça de ver nossa playlist completa sobre *compra de imóveis no Brasil*

** IMPORTANT ***

Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

  • Back to top -

7) Aprenda mais sobre o processo de compra de imóveis no Brasil com os nossos outros guias!

Para aprender tudo sobre a compra de propriedades no Brasil, veja o guia *Como adquirir propriedades no Brasil*

Você pode também aprender sobre as vantagens de comprar uma propriedade no brasil em nosso guia *Por que comprar uma propriedade no Brasil*.

Encontre oportunidades e decida onde comprar usando o nosso guia *Saiba onde comprar uma propriedade no Brasil*. 

** IMPORTANT ***

-Este conteúdo possui caráter informativo e não constitui aconselhamento jurídico.

Para questões legais ou decisões de qualquer tipo, o leitor deve procurar aconselhamento jurídico. Você não deve agir ou confiar nas informações contidas neste site sem antes procurar o conselho de um advogado. Todas as atividades descritas nesta página são muito importantes e não devem ser seguidas sem acompanhamento.

  • Back to top -