Print Friendly, PDF & Email

Maiores Indenizações por Acidentes nos EUA

Maiores Indenizações por Acidentes dos EUA

Um acidente é sempre coisa séria. Uma vida não tem preço e ninguém gostaria de sofrer por anos a fio apenas para receber uma indenização milionária. Ainda assim, podemos dizer que a justiça dos EUA é extremamente eficiente em viabilizar a compensação de vítimas em casos de acidentes sérios nos quais tenha havido morte ou sequelas sérias.

Apresentamos aqui alguns dos casos com maiores valores de indenização por acidentes nos EUA. Como referência, no Brasil a indenização máxima em caso de morte dificilmente passa da casa dos 500.000 reais. Este valor equivale a pouco mais de 97.000 dólares no momento em que este artigo está sendo escrito.

  1. Família de Robbie Middleton. A maior indenização pessoal da história dos EUA foi de 150 bilhões de dólares (você leu certo: bilhões, não milhões). Robbie foi amarrado em uma árvore e incendiado por um vizinho. Como o criminoso obviamente não tinha recursos para realizar tal pagamento, essa sentença serviu mais como uma declaração do que uma compensação propriamente dita.
  2. A General Motors foi condenada a pagar 1,2 bilhões de dólares à família Anderson que ficou severamente queimada quando o sedam Chevy Malibu em que viajavam pegou fogo após ser atingido na área do tanque de combustível por um motorista bêbado. Note que nesse caso, embora a “culpa direta” tenha sido de outro motorista, o júri concluiu que um defeito no tanque de combustível justificou a responsabilização da empresa General Motors.
  3. O comediante Tracy Morgan recebeu um montante não revelado após sofrer um traumatismo craniano com sequelas permanentes como perda de memória e dificuldade em se concentrar. Um caminhão do Walmart acertou o carro em que Tracy e outros comediantes viajavam. Estimasse que ele tenha recebido cerca de 90 milhões de dólares como compensação.

  4. Em 2000, o dono de um posto de gasolina, Donald French, recebeu cerca de $60 milhõesquando um trem saiu dos trilhos e o acertou causando múltiplos ferimentos em Donald resultando em problemas de saúde permanentes.
  5. Em 1996, Mark Force bateu de frente o seu carro com outro veículo. O seu cinto de segurança não funcionou e ele foi arremessado para fora do veículo sofrendo sérios danos cerebrais. Ele recebeu 32,5 milhões de dólares da Ford e da Mazda.
  6. Gloria Aguilar recebeu uma indenização de 27,5 milhões de dólaresapós ser atingida por um ônibus em 2005 e perder uma de suas pernas.
  7. Em 2008, Shirley Miller foi atingida por um caminhão de uma rede de farmácias em Nova Iorque deixando-a com sérias lesões e sequelas no cérebro. Ela recebeu uma indenização de 22 milhões de dólares.

Em se tratando de compensação por acidentes é impossível se saber com precisão o valor que uma vítima, ou sua família, possam a vir a receber. Uma parte substancial das informações sobre o acidente, que são importantes para o apontamento de culpa assim como identificação dos responsáveis, ocorre no decorrer do processo e dificilmente estão disponíveis logo no início de um caso.