Print Friendly, PDF & Email

Direito dos brasileiros que trabalham na área de construção

Trabalhos na área de construção geralmente são perigosos. Horas a fio trabalhando em andaimes, manuseio de ferramentas pesadas, proximidade a fontes de alta voltagem, manuseio de substâncias ácidas e gases tóxicos são apenas alguns dos riscos enfrentados por trabalhadores brasileiros na área da construção. Ainda assim, todo trabalhador de construção tem o direito de trabalhar em um local de trabalho razoavelmente seguro e com os devidos equipamentos de segurança para reduzir os riscos de lesões desnecessárias e ferimentos mais sérios.

Trabalhadores da área de construção têm duas vias para compensação em caso de acidentes: o WorksComp e as Ações Jurídicas

Workers Compensation quando o acidente acontecer no horário de trabalho

Se você se ferir durante o trabalho de construção, provavelmente terá direito aos benefícios de Workers Compensation (também conhecido como “WorksComp”), que significa um sistema de compensação gerenciado pelos governos estaduais para benefício dos trabalhadores acidentados. Os sistemas de compensação dos trabalhadores variam de estado para estado, mas geralmente têm os seguintes elementos em comum: O WorksComp é geralmente um sistema “sem culpa” para o pagamento de benefícios. Isso significa que você não precisa provar que outra pessoa ou entidade foi negligente ou causou o seu prejuízo. Você só precisa provar que (1) você se machucou e (2) a lesão ocorreu no curso e no escopo de seu emprego.

Cada empregador é obrigado a contratar e pagar anualmente um seguro de acidentes de trabalho com base em uma série de fatores como, por exemplo, número de funcionários. É por meio desse seguro que são pagos os benefícios decorrentes de um sinistro. Um pedido de indenização trabalhista normalmente paga por: a) gastos médicos, b) salários perdidos e c) invalidez parcial ou permanente.

O raciocínio por trás dessa limitação dos benefícios pagos em um pedido de indenização por acidente de trabalho é que, em troca de não ter que passar por um processo judicial caro para provar que outra pessoa causou sua lesão, você desiste do seu direito de pleitear indenização por  outros danos como, por exemplo, dor e sofrimento.

Posso ingressar com uma ação judicial fora da indenização trabalhista

Além de poder usar o WorksComp, você pode ter o direito de entrar com uma ação por danos contra outras pessoas ou empresas. Isso dependerá tanto das circunstâncias específicas de sua lesão quanto das regras do estado em que você mora. Em um trabalho de construção típico, você frequentemente trabalha com outros subcontratados ou fornecedores. Frequentemente, há muitas outras pessoas em um local de trabalho, operando máquinas pesadas ou mesmo dirigindo caminhões. Além disso, outras pessoas que nem estão no local de trabalho também podem desempenhar um papel nos acidentes de trabalho. Essas pessoas podem incluir arquitetos, engenheiros e fornecedores.

Se você for ferido devido à negligência de uma dessas pessoas, que não são o seu empregador, você poderá ter direito a pedir indenização contra essa pessoa e também o empregador dessa pessoa.

Nossos Serviços

Sofreu um acidente durante trabalho em construcão?Contate o nosso escritório para saber como podemos ajudar.

Aviso: este texto não deve ser interpretado como recomendação e tem o propósito exclusivo de fornecer informações gerais. Não tome decisões baseadas em informações de caráter informacional na internet sem antes se consultar com um advogado.